Atividade de leitura e interpretação
Raul da ferrugem azul
(Ana
Maria Machado)
Uma tarde, Raul estava voltando do
futebol com os amigos, todos na maior animação, comentando o jogo, quando um
dos meninos mostrou a cena mais adiante, na calçada do outro lado da rua:
-
Olhem só o que aquele cara está fazendo!
O cara, com um cigarro na mão, ia
furando, um por um, os balões do moleque vendedor que fazia ponto na esquina,
Um a um iam subindo, pou! E o branco enorme? Pou! Lá se foi o verde... Pou! E
outro vermelho! E o amarelo, e o azul... pou! Pou!
O moleque gritava, esperneava,
chutava, mas, com as mãos ocupadas com os outros balões e mais os cata-ventos e
bandeirolas, não podia se defender e pedia ajuda!
Raul era bom na corrida. Se
resolvesse, estava lá num instante. Era só correr e ajudar a espernear e
chutar. Bem que teve vontade. Mas, como os colegas não se mexeram e ficaram
olhando de longe e dando gargalhadas, ele também não saiu do lugar. Não estava
achando a menor graça e não conseguia rir. Mas também não se mexeu.
Ficou só sentindo vontade de ajudar
o menino, de dar umas passadas largas, correr até lá, espernear, chutar. Mas
ficou ali como se estivesse grudado no chão.
1- Onde
aconteceu o fato?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-
Quando o fato aconteceu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-
O que aconteceu na calçada do outro lado da rua?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-
Qual foi a reação do moleque que vendia balões?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-
Por que o moleque não podia se defender direito e pedia
ajuda?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-
Por que Raul, tão bom de corrida, nada fez para ajudar
o moleque vendedor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-
Raul ficou satisfeito em não ter ajudado o menino? Como
ele ficou?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Qual
o nome do autor deste texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
9-
Que outro título poderia ser dado ao texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Em
qual pessoa do discurso o texto foi escrito, ou seja, é uma história contada
pelo personagem ou por um narrador?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________