PROJETO DE LEITURA _ COMPROMISSO COM A LEITURA
Título:
Compromisso
com a Leitura (Turmas: 6º A, 6º B, 7º A e 8º A)
Tema: A Leitura e suas facilidades
Justificativa
O projeto de leitura
delineia-se a partir de uma concepção de leitura, numa perspectiva
interdisciplinar que considera o ato de ter um exercício de descoberta e
atribuição de significados.
Observa-se que as turmas, de um
modo em geral, não têm hábito de leitura. Diante dessa realidade torna-se
necessário formular um projeto e atividades de leituras que despertem nos
alunos o interesse e o prazer pela leitura, pois a leitura tem grande
importância para o desenvolvimento do indivíduo em seu contexto social, tendo
como ponto de partida, as histórias infanto-juvenis, visando, assim,
despertar a curiosidade e o gosto do aluno pela leitura.
Objetivo Geral
Despertar o gosto pela leitura,
de forma com que cada estudante se conscientize da função e importância da
leitura para seus estudos e o conhecimento.
Objetivos Específicos:
· Permitir aos alunos explicarem
livros lidos à comunidade escolar;
· Reforçar o prazer da leitura
pelo esforço de aprender e melhorar os estudos;
· Incentivar alunos para o hábito
da leitura, como ferramenta de sua melhoria cognitiva.
· Estimular o gosto pelo contar e
ouvir histórias;
· Perceber a leitura como um
processo dinâmico;
· Recriar histórias através de
textos orais e escritos.
Metodologia (métodos)
O Projeto será desenvolvido através do recontar e explicar a leitura feita
sobre livros infanto-juvenis contidos em nossa biblioteca. Os alunos,
agrupados em 4 ou 5 explicam as histórias lidas dos livros expostos.
Recursos a serem utilizados:
Didáticos:
— Cartazes
— Livros Infantis
Humanos:
— Professor – Alunos
Formas de Avaliação:
Durante
o processo de avaliação será observado o desempenho na participação das
atividades individuais e em grupo.
Cronograma de Execução:
O
“Projeto de Leitura” será desenvolvido com os alunos da 6º A, 6º B, 7º A e 8º
A, durante as aulas de Língua Portuguesa:
1º Momento — Escolha dos livros de
história,
2º Momento — Leitura dos livros
3º Momento — Culminância: Contação das
histórias em sala de aula, com o auxílio de funcionários administrativos da
escola, eles irão ouvir as histórias e avaliar os alunos.
6º A
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário